VI - Textos Base pelos quais os Caraítas rejeitam a "Lei Oral".

 

As objeções lógicas à "Lei Oral" não teriam sentido se não fossem apoiadas em firmes evidências Bíblicas. Freqüentemente lhes damos alguns dos muitos exemplos que demonstram que a Lei Escrita é a única instrução de Deus dada aos Israelitas:

 

1) Então YHWH, teu Deus, te fará prosperar..., porque YHWH tornará a alegrar-se de ti para bem, da maneira que se alegrou de teus pais, quando obedeceres a voz de YHWH, teu Deus, e guardares seus mandamentos e seus estatutos escritos neste livro da Lei (Deuteronômio 30:9-10).

 

2) e Moisés escreveu esta Lei e a entregou aos sacerdotes, filhos de Levi... (Deuteronômio 31:9).

 

 3) Quando todo Israel ir para se apresentar diante de YHWH, teu Deus no lugar que ele escolha, tu lerás esta Lei diante de todo o Israel, para que todos eles escutem. (Deuteronômio 31:11).

 

4) Nunca se afastará de tua boca este livro da Lei (Torah), porém de dia e de noite nele meditarás, para guardares e fazeres conforme a tudo o que nele está escrito. (Josué 1:8).

 

5) Depois disto leu todas as bênçãos e as maldições, conforme a tudo o que está escrito no livro da Lei. Não houve nenhuma palavra de tudo o que Moisés ordenou, que Josué não leu diante de toda a congregação de Israel, diante das mulheres, das crianças e dos estrangeiros que habitavam entre eles. (Josué 8: 34-35).

 

Este último versículo seria o resumo perfeito de toda a argumentação Caraíta. Declara explicitamente que Josué leu todas e cada uma das palavras que Moisés ordenou ler. "Ler" algo implica que este algo está escrito. Neste caso, o versículo indica que ele leu o texto "assim como está escrito". Se Moisés tivesse dado uma segunda "Torah Oral" aos Israelitas, Josué não poderia "ler" todas as palavras que Moisés tinha ordenado. Além disso, o versículo 1 afirma que a única coisa que nós devemos fazer para que YHWH se agrade de nós, é seguir os mandamentos escritos. Isto nega a importância de uma suposta "Lei Oral", já que Deus não daria uma "Lei Oral", que como os Rabinos afirmam é religiosamente obrigatória, e logo negaria sua importância.

 

Em conjunto estes versículos provam que os Israelitas receberam uma única lei de YHWH, que todas as palavras da lei foram escritas de modo que pudessem ser lidas e obedecidas pela nação de Israel para ganhar o favor de YHWH.