V-Razões lógicas porquê os Caraítas rejeitam a "Lei Oral".

 

Antes de examinar as razões textuais pelas quais os Caraítas crêem somente na Torah Escrita, é importante entender seus motivos lógicos.

 

1. Ao longo da Bíblia Hebraica, a palavra Torah (no sentido de corpus de Instrução Divina) é usada sempre no singular. Se a Mishna *1 fosse uma autêntica Torah (oral), com toda certeza a existência de duas Torot (Torahs) teria sido mencionada pelo menos uma vez em alguma parte nas Escrituras. Por outro lado, os Rabanitas afirmam especificamente que há duas Torahs, a Torah Escrita e a Torah Oral. *2 Todavía, o termo Torah, com o sentido de "compilação da instrução Divina" nunca aparece no plural em todo o Tanach, todos os versículos que encontramos no Tanach ao respeito estão sempre no singular, a Torah de Moisés, nunca as Torahs de Moisés.

 

2. Ao longo das seis divisões da Mishna não aparece a fórmula Bíblica: "E YHWH disse a Moisés e Aarão". Ao invés na Mishna aparece: "Tal Rabino disse a tal outro Rabino". Portanto a Mishna é claramente palavras de homens.

 

3. O Tanach nos informa que a Torah escrita se perdeu e foi esquecida (ambas as coisas) durante mais de 50 anos e depois foi redescoberta pelos sacerdotes do Templo (2 Reis 22:8; 2 Crônicas 34:15). É inconcebível que a Lei Oral pudesse ser recordada quando inclusive a Lei Escrita, da qual a Lei Oral depende para alcançar seu completo significado, foi esquecida.

 

4. Os Rabinos afirmam que a "Lei Oral" foi dada no Monte Sinai como a interpretação oficial da Torah. Mas, se alguém olhar a Mishna e, o Talmude, verá que em realidade estão cheios de opiniões de Rabinos que discordam entre si sobre quase todos os problemas. Os Rabinos explicam que sempre que existem certas discordâncias, "ambas as opiniões são palavras do Deus vivente". Mesmo que nos digam que é possível, que dois indivíduos ilustrados alcancem diferentes conclusões válidas, a razão nos dita que ao menos um deles está equivocado. Os Caraítas mantêm que é irracional acreditar que Deus contradiga a si mesmo.

 

5. Os Rabinos mantêm que a "Lei Oral" foi entregue a Moisés no Sinai. É difícil de acreditar nisto já que a própria Torah não foi entregue em sua integridade a Moisés e aos Israelitas no Sinai. Ao contrário, foi entregue aos Israelitas no deserto, em uma série de revelações ao longo de um período de mais de 40 anos. Cada revelação tomou uma forma similar a do versículo seguinte: "Falou YHWH a Moisés no deserto do Sinai, no primeiro mês do segundo ano de sua saída da terra do Egito, e lhe disse: .... "(Números 9:1). Se os Rabinos têm a razão isto significa que Moisés aprendeu a "Lei Oral" e sua explicação dos versículos chave antes que ele tivesse aprendido estes versos chave!

 

*1 O Talmude está dividido em duas partes - a Mishnah e a Gemarah. A Mishnah é a "Lei Oral" e a Gemarah é um comentário sobre a Mishnah. Voltar

 

 *2 "Nossos Rabinos ensinam que: Certo pagão veio uma vez diante de Shammai e perguntou-lhe: quantas Torahs existem? Duas, respondeu. A Torah Escrita e a Torah Oral". (Talmude Babil, Shabbath 31a, Voltar.